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#gamification#engagement#formação
A CATCH foi a consultora de comunicação estratégica selecionada pelo AKI Portugal, no âmbito de um concurso para desenvolver e implementar uma solução de Gamification, que visa o envolvimento dos seus cerca de 1350 colaboradores, distribuídos pelas suas 32 lojas e Sede em Portugal, numa ação inovadora de formação nas “Políticas de Participação” do AKI.

As soluções de Gamification, hoje uma ferramenta de comunicação diferenciadora e de referência na área da formação de recursos humanos, pela sua eficácia na promoção de engagement e alinhamento dos colaboradores com a cultura das empresas, sobretudo em temas mais complexos, são baseadas em dinâmicas de jogo montadas em plataformas tecnológicas, de ambiente web e mobile, para estimular a interiorização de conhecimento, usando um espírito competitivo saudável. A proposta apresentada pela CATCH, responsável pela estratégia, conteúdos e design, utilizou a plataforma tecnológica da GFoundry.
Segundo Pedro Morais Barbosa, responsável de Comunicação Interna, Institucional e RSA do AKI Portugal, “conseguir a rápida apreensão das “Políticas de Participação”, um pilar estratégico da empresa, por todos os nossos colaboradores em simultâneo, implicava o compromisso, envolvimento e participação de todos aos mais variados níveis, pelo que considerámos que uma mecânica de Gamification era a melhor ferramenta para atingir os nossos objetivos. Os resultados que já alcançámos são uma mais-valia dada a importante adesão e feedback dos colaboradores a esta nova dinâmica, que lhes está a permitir de forma divertida e interativa aprender e reforçar conhecimentos, uns mais culturais e outros bastante técnicos.” E acrescenta “para além disso, conseguimos identificar pelos resultados dos jogos, se os colaboradores de determinada loja necessitam de reforço de informação e em que área específica.” E conclui “aliar a componente lúdica com a aprendizagem/formação e a identificação de necessidades de melhoria, é um resultado muito interessante desta ferramenta.”
A dinâmica de Gamification que a CATCH desenhou para o AKI é constituída por um jogo dividido em 5 categorias diferentes, as quais foram lançadas à medida que os colaboradores se juntaram à comunidade do jogo. Os dois primeiros respeitam a temas gerais da empresa, como o conceito, posicionamento e economia da empresa. Os três níveis seguintes versam sobre “Políticas de Participação”. O jogo pode ser jogado individualmente ou em duelo direto com outro colega, e o objetivo é responder corretamente ao máximo de perguntas no menor espaço de tempo, para subir no ranking geral e passar ao próximo nível. O jogador que provar ser o maior conhecedor, o “Ás do AKI”, é premiado dentro e fora do jogo. Para Pedro Morais Barbosa “esta dinâmica de desafio pessoal e, sobretudo, entre colegas revelou-se muito interessante e, acredito, uma das chaves do sucesso da aplicação.”